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Quarta-feira, 19 de Julho de 2006

A Montanha e o Verão!

Com a chegada do Verão a Montanha torna-se, para um público mais alargado e diverso, num palco de passeios e/ou caminhadas mais ou menos elaboradas. Este facto aliado às temperaturas extremas que se fizeram sentir neste mês de Julho, levaram-me a tentar reunir aqui alguns conselhos básicos para podermos disfrutar saudavelmente da montanha!

Numa pesquisa rápida pela Internet, encontrei um site com algumas boas dicas às quais apenas adicionei pequenas notas....penso serem estes os conselhos mais simples, mas podem adicionar se se lembrarem de. O artigo completo pode ser visto aqui.  

 

  • "É imprescindível estar em boa forma para enfrentar temperaturas elevadas. A elevada transpiração do corpo produzida pelo calor, exige uma habituação progressiva. Antes de se iniciar uma viagem numa região com clima árido, recomenda-se a simulação de situações com exercício físico em condições climáticas mais ou menos parecidas. É suficiente começar três ou quatro semanas antes. Se a temperatura do lugar onde se vive não é suficientemente elevada, pode substituir pela prática de exercícios estando excessivamente abrigado (utilizar sweat-shirts e t-shirts que retenham o calor). (...)

 

  • A indumentária é outro ponto a ter em conta; para se proteger do calor e dos ventos quentes que provocam a rápida evaporação do suor, é conveniente cobrir a maior parte do corpo com roupa folgada, branca ou clara e fundamentalmente de algodão. Os chapéus de aba larga são também os mais adequados.

 

  • Contudo, é necessário que a roupa que esteja em contacto directo com a pele tenha aberturas que permitam a evaporação da humidade da pele, já que isto provoca uma diminuição da temperatura corporal. Se as roupas as não tiverem, é conveniente fazer uns cortes ou buracos, sobretudo nas axilas, cotovelos, joelhos e entre as pernas.

 

  • Muitos chapéus têm buracos exactamente para isso; deve-se ter em conta que a cabeça é a parte mais sensível ao calor e portanto não se recomenda andar com a cabeça descoberta; corre-se o risco de sofrer uma insolação, náuseas e tonturas. Quando se avança de costas para o sol, é muito útil usar as camisas abertas à frente, pois assim há ventilação e é mais confortável.

 

  • O calçado deve ser resistente, sendo as botas com cano as melhores."

 Nota do Refúgio da Montanha: bem...mas também é conveniente escolher de acordo com a condição do piso e a duração da caminhada.

  • "Durante um percurso diurno deve-se usar óculos de sol com protecção efectiva aos raios ultravioletas."

Nota do Refúgio da Montanha: No verão é sempre preferível madrugar para evitar as horas em que a temperatura é mais elevada.

  • "Fazer exercícios com temperaturas elevadas implica um volume de transpiração aproximadamente de 7,5 litros por dia, pelo que, para se repor esta quantidade de água e de sais, aconselhamos sempre que possível a ingerir bebidas isotónicas. Vendem-se de duas formas: em líquido ou em pó; ambas são absorvidas rapidamente pelo organismo e além disso renovam energias devido ao suplemento adicional de glucose que contêm."

Nota do Refúgio da Montanha: Ter em conta que no verão muitas das fontes e nascentes poderão estar secas...caso contrário evitar beber água de fontes e nascentes sem a  potabilizar!!!!

  • "As radiações solares encontram-se entre as agressões externas à pele mais importantes. O sol e o calor são susceptíveis de provocar queimaduras, insolações e excesso de calor."

Nota do Refúgio da Montanha: Não esquecer de usar uns bons óculos de sol (com protecção UV elevada). ah e não esquecer de proteger os lábios!

publicado por refúgio da Montanha às 21:53
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